Apresenta, através de uma ligeira viagem pela história, acontecimentos ocorridos no primeiro e segundo Triunviratos, em épocas que antecederam a chegada de Jesus. Fala também sobre Otaviano, que se tornou a personalidade mais significativa e dominadora das regiões. Lembra ainda o triste episódio de Herodes e a matança dos inocentes. Destaca o nascimento de Jesus que, segundo Ernest Renan, foi um homem incomparável. Nenhum dos pensadores, sábios e filósofos que o antecederam falaram sobre o amor como ele, vivendo-o em plenitude. Discorre sobre a seleção realizada pelo mestre, buscando aqueles que já o amavam, tornando-os seus discípulos e traz comentários sobre a chegada do Consolador Prometido, os avanços do conhecimento astronômico, a Idade Média com suas ações cerceadoras do livre pensar e agir, culminando com o trabalho de Allan Kardec. Realizada em 14/03/2014, na cidade de Pinhais-PR, a XVI Conferência Estadual Espírita teve como tema principal: O evangelho segundo o espiritismo, 150 anos, luz inapagável.
Seminário realizado no dia 30 de Março de 2001 na cidade de Curitiba no V Simpósio Paranaense de Espiritismo. A chegada do 3º milênio e as conquistas da ciência e da tecnologia. Os estudos a respeito da vida. A doutrina espírita e a vida saudável na Terra. A herança da violência dos milênios anteriores. Os transtornos depressivos ao longo da história - Nabucodonosor, Krishna, Sakiamuni e a tragédia Job. O avanço da medicina e o advento dos neurotransmissores. A terapêutica para a depressão. A influência espiritual nos quadros de transtornos da afetividade.
Alguns momentos em nossas vidas modificam completamente nosso planejamento. Graças a esses momentos especiais, a humanidade aplaude herois, mártires, santos, vítimas do holocausto, cientistas e poetas, artistas e escritores. Com estas frases e exemplos de vida de grandes vultos da cultura humana que, passando por importantes provações, entenderam a mensagem de Jesus, Divaldo traça um paralelo com as tribulações que estamos experimentando na grande transição planetária mostrando como é possível, em meio a estes infortúnios, construir uma nova sociedade equânime e realmente justa. Lembra-nos que Jesus, mesmo nascendo em uma época de grandes conflitos, foi o marco histórico divisor da história da humanidade dando início, com seus ensinamentos, a uma Era Nova. Realizado em 16/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
Alguns momentos em nossas vidas modificam completamente nosso planejamento. Graças a esses momentos especiais, a humanidade aplaude herois, mártires, santos, vítimas do holocausto, cientistas e poetas, artistas e escritores. Com estas frases e exemplos de vida de grandes vultos da cultura humana que, passando por importantes provações, entenderam a mensagem de Jesus, Divaldo traça um paralelo com as tribulações que estamos experimentando na grande transição planetária mostrando como é possível, em meio a estes infortúnios, construir uma nova sociedade equânime e realmente justa. Lembra-nos que Jesus, mesmo nascendo em uma época de grandes conflitos, foi o marco histórico divisor da história da humanidade dando início, com seus ensinamentos, a uma Era Nova. Realizada em 16/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
Seminário realizado por Divaldo Pereira Franco na XII Confêrencia Estadual Espírita, na cidade de Pinhais, em 13 de Março de 2010, abordando o tema Lições da Vida.
Cd duplo da conferência proferida por Divaldo Pereira Franco, no dia 25/03/06, por ocasião da VIII Conferência Estadual Espírita - A Lei da Reencarnação. Ao abordar a reencarnação, Divaldo esclarece que desde a Índia ancestral, nas cavernas do Himalaia, na Ásia, no Norte da África, no Egito, com Krishna, Buda, Zoroastro, Nanak, a reencarnação era verdade conhecida. O Cristianismo primitivo a herdou do Velho Testamento e de Jesus que a confirmou, conforme as passagens evangélicas do Monte Tabor e o monumental diálogo de Jesus com Nicodemos, o Doutor da Lei. A 18 de Abril de 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos, é apresentada como pedra angular para explicar a Divina Justiça, a Lei da reencarnação, que permite ao ser voltar ao proscênio onde se comprometeu para reabilitar-se, para evoluir e prosseguir no rumo da perfeição.
Conferência proferida por Divaldo Pereira Franco, no dia 24/03/06, por ocasião da VIII Conferência Estadual Espírita - A Lei da Reencarnação. A partir da obra O Pensamento, na qual o eminente psiquiatra e professor Mira Y López faz uma análise do desenvolvimento mental e do surgimento do pensamento na criança. Divaldo apresenta, numa adaptação paralela, uma visão antropossociopsicológica do ser humano primitivo desde o período hominídeo até a atualidade. Apresenta o medo como a primeira manifestação do pensamento e em seguida os períodos: pré-mágico, mágico, egocêntrico, racional e cósmico e a correspondente evolução do corpo humano para albergar o ser inteligente que o habita e evolui através dele. Conclui que a reencarnação é a escola sublime do nosso processo evolutivo através da qual atingiremos a angelitude.
Palestra realizada em 27 de Novembro de 2010 no Paraná Clube em Curitiba. Nesta emocionante palestra, somos levados a transcender em profunda viagem ao universo psicológico pessoal, compreendendo dois extremos. Num a beleza e a poesia pela doação ao próximo. Noutro o egocentrismo implícito na busca desenfreada e imediata do prazer, através de um passeio psicológico onde o eu esta desperto e, portanto em constantes transformações, chegamos ao que Carl Gustav Jung chamou: Estado Luminoso do ser. Conduzidos com bom humor e suavidade por Divaldo Pereira Franco aos meandros das sombras humanas e ao Mito da Caverna de Platão, culminamos com surpreendente história de amor, onde a tônica é o chamado: Encontro Existencial, não só pessoal, mas universal.
Muitas vezes, programamos nossa existência dentro de um padrão e algo sucede que nos leva a mudar completamente o roteiro desenhado. Neste comovente trabalho, Divaldo narra o trágico episódio que culminou no suicídio do filho do Bispo James Pike, da Igreja Anglicana da cidade de São Francisco-Califórnia, nos Estados Unidos. A emocionante história deste Bispo, que deixou para todos o exemplo de dignidade e amor, nos induz a pensar: Qual razão leva um jovem a extinguir sua própria vida? Apresenta ainda, com abrangência de detalhes, valiosas informações sobre a imortalidade da alma, comunicação com os Espíritos, mediunidade, toxicomania e suicídio. Data: 14/03/2012, Cidade: União da Vitória-PR.
Palestra proferida pelo aclamado médium Divaldo Pereira Franco na XII Confêrencia Estadual Espírita, na cidade de Pinhais, em 12 de Março de 2010, abordando o tema O Milagre da Vida. Coleção Vida: Desafios e Soluções.
Utilizando-se de acidentes geográficos existentes na Palestina à época de Jesus para evidenciar as atitudes da criatura humana, apresenta as diferenças entre o mar da Galileia, generoso pois abastece e é abastecido, e o mar Morto que, embora receba água, não a distribui e a torna salgada. Aí estão as duas humanidades: uma altruísta, caridosa, amorosa; e a outra egoísta, prepotente, indiferente. Em que humanidade nos encontramos? Será que nos dias atuais poderíamos viver Jesus? Viver Jesus é cumprir com a lei divina ou natural. Evidenciando a natureza humana dos discípulos do mestre galileu, Divaldo apresenta a trajetória de cada um deles, destacando que apesar das fraquezas e equívocos é possível viver Jesus, dando testemunho da opção consoante aos valores morais já conquistados. Seminário realizado em 15 de março de 2014, na cidade de Pinhais, PR, durante a XVI Conferência Estadual Espírita, que teve como tema principal: "O Evangelho segundo o Espiritismo, 150 anos, luz inapagável".
Palestra realizada em Maringá no dia 05 de Abril de 2005 no Ginásio de Esportes Chico Neto. Jornadeando pela história da humanidade, o orador espírita Divaldo Franco, relata os primeiros casos de melancolia, registrados em 400 a.C. Aborda relatos bíblicos da depressão, Galeno e suas proposições sobre a melancolia, avançando nos séculos, com as descobertas sobre o cérebro, o coração, as emoções, explanando sobre as diversas terapias aos transtornos depressivos. Enfoca os diversos tipos de obsessão, apresentando a fé em Deus como o maior recurso terapêutico e Jesus Cristo como o maior psicoterapeuta da humanidade.
Após apresentação de um lindo vídeo com a canção YerushalayimShel Zahav, tem início a exposição lembrando o significado da gratidão para o espírito Joanna de Ângelis, que afirma ser este sentimento uma assinatura de Deus no coração da criatura humana. Na atualidade, a gratidão tem sido muito confundida com a retribuição através das técnicas de comunicação nas mensagens virtuais, as quais tem bom ânimo, mas nenhuma emoção. Segundo Carl Gustav Jung, nenhuma criatura pode viver feliz se não tiver um sentido psicológico na vida. Mas, afinal, o que é a felicidade? Divaldo narra a emocionante história de um jovem judeu, filho de um sobrevivente do holocausto, que desafiou seu pai e viajou com a namorada para a Índia e após descobrir, no muro das lamentações, que seu pai morreu de tristeza e melancolia, experimentou os sentimentos de culpa e remorso devido à sua ingratidão. Além desta, outras histórias mostram o que realmente é essencial para entender a importância da gratidão. Realizada em 09/03/2013, na cidade de Pinhais-PR, a XV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal o Amanhecer de uma nova era.
Jesus Cristo e sua paz, suas curas, sua missão. A promessa do Consolador, o desvirtuamento do Cristianismo ao ser transformado em doutrina de poder e de uso político, a santa Inquisição, os verdadeiros exemplos de vida cristã, Gandhi e o Sermão da Montanha, amar e se desarmar, vencer a solidão e reviver o Evangelho primitivo. Realizada no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, no dia 23 de abril 2004, durante o VI Conferência Estadual Espírita que teve como tema principal a A Saga do amor na Terra.
Narra história ocorrida em 1791, no hospital La Bicêtre, quando o Dr. Felipe Pinel levou o documento para a libertação dos pacientes esquizofrênicos. Eles eram abandonados e mal tratados. Apesar da oposição médica, Pinel insistiu em substituir as práticas desumanas pelo tratamento racional dos doentes mentais, abrindo novos caminhos para a psiquiatria. Na sequência, comenta sobre Jean-Martin Charcot, um dos maiores clínicos e professores de medicina da França, que atraiu discípulos de toda Europa, sendo alguns deles Sugmund Freud e Charles Richet. Ressalta a importância da Doutrina Espírita, que esclarece e convida a grandes reflexões. A Terra está sendo invadida por ondas de espíritos infelizes, que tentam bloquear o amanhecer de uma era nova. Por isso, o amor de Jesus nos chama para trabalhar em sua seara. Finaliza com belissíma mensagem psicofônica do espírito Bezerra de Menezes. Realizada em 10/03/2013, na cidade de Pinhais-PR, a XV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal o Amanhecer de uma nova era.
Palestra realizada em Paranaguá no dia 07 de Abril de 2005 no Antigo Center Port. A partir de uma alegoria entre o Mar Morto e o Mar da Galiléia, o conferencista enfatiza a força da presença do Cristo no Mundo, recordando vidas exemplares como de Maria Madalena e de mártires do Cristianismo. Em retrospectiva histórica, apresenta a reencarnação, desde o diálogo esclarecedor de Jesus com Nicodemos, à sua rejeição por Justiniano; a mediunidade, como faculdade da alma; os fenômenos mediúnicos de Hydesville, as mesas girantes, os fenômenos espíritas na Corte de Napoleão III e a tarefa do codificador Allan Kardec.